página inicial | contatos    
Buscar no site:
Artigos
 
AS ARTES E SUA IMPORTÂNCIA NO REINO DE DEUS - Por Gerson Ortega
 
"Conferem com isto as palavras dos profetas, como está escrito: Cumpridas estas coisas, voltarei e reedificarei o tabernáculo caído de Davi; e, levantando-o de suas ruínas, restaurá-lo-ei. Para que os demais homens busquem o Senhor, e também os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome, diz o Senhor, que faz estas coisas conhecidas desde séculos.” Atos 15: 15–18

Este artigo fala sobre a restauração e uso das artes no Reino de Deus. A proposta é que vá se tornando claro que Deus está por trás desse processo… não é uma nova “moda” no Reino, mas o cumprimento de algo que Amós profetizou muitos anos atrás e Tiago, irmão de Pedro, relembra à Igreja dos primeiros tempos!

No contexto de Atos, esta profecia foi citada por Tiago, após ouvir os sinais e maravilhas que Deus estava fazendo por meio de Barnabé e Paulo no meio dos gentios! Os gentios na Palavra, são um exemplo claro de restauração de visão! Os apóstolos eram judeus e ainda tinham sérias dúvidas se o Evangelho também seria para os gentios!!! E Deus levantou a Paulo e Barnabé para trazerem sinais, fatos e clareza à essa visão ainda incerta…

Por que reedificar?

Porque um dia já foi edificada (a visão) por Davi, com o ministério levítico, mas com o tempo foi sendo destruída!

Por que o tabernáculo?

Porque desde quando Deus criou o homem, Sua intenção foi “tabernacular” com ele, ou seja, ter comunhão, desenvolver projetos juntos, aumentar e estreitar os laços de intimidade entre Ele e o homem!

“Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.”

Apoc. 21:3

Por que Davi?

Porque foi um homem que descobriu para que fomos feitos (para louvor da glória da graça de Deus – Ef.1:6).

Davi criou uma “estrutura humana” para manifestar e refletir a glória de Deus. Isso através do ministério levítico que tinha ministros na presença de Deus 24 horas por dia exaltando Seu nome e O glorificando. Essa “estrutura” já pré-figurava o que buscamos viver hoje, ou seja, 24hs. por dia voltados para exaltar e honrar o nome de Deus!!!!

Para que?

Tudo que Deus faz, todo dom e talento que é dado pelo Espirito Santo visa um fim determinado… A restauração das artes visa alcançar todos incluindo aqueles que ainda não tem o conhecimento de quem é o Filho de Deus e de Sua obra restauradora!

O uso das artes deve mostrar claramente, com muita criatividade e com muito conteúdo, qual é a razão da nossa esperança. Deve mostrar claramente que Deus é o Criador de tudo e o diabo é só um copiador de 2a. categoria. Deve mostrar que a Igreja é o órgão profético que, de muitas maneiras, inclusive através das artes, traz a resposta ao anseio humano, e mostra a dinamicidade, poder, a justiça, criatividade e a santidade do Deus que temos!

“Deus é espirito: e importa que Seus adoradores O adorem em espirito e em verdade” João 4: 24

Gerson Ortega participa do Conselho de Referência do ISA - Para conhecê-lo melhor acesse o site: kingdomusic.net
Voltar aos Artigos
 

<< Retornar


Faça seu site conosco!